Aula Prática no LabIF Maker de Programação de Automação

No dia 30 de outubro de 2024, estudantes do 4º semestre do Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP – Campus Votuporanga participaram de uma aula prática de automação, promovida no LabIF Maker, um dos principais espaços de inovação tecnológica do campus. A atividade foi parte do componente curricular Algoritmo e Linguagem de Programação (VTPCCIE), ministrado pelo professor Dr. Osvandre Alves Martins.

A disciplina, de caráter obrigatório, oferece aos alunos 60 horas de formação, divididas entre 45 horas presenciais e 15 horas de extensão, com enfoque na utilização do Laboratório de Informática como ambiente de prática. Os conteúdos abordam desde fundamentos de informática e algoritmos até a implementação de programas em linguagens de programação voltados à área de Engenharia Elétrica.

Sobre a Aula Prática


Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de implementar algoritmos voltados a soluções de automação, conectando teoria e prática de forma aplicada. A abordagem metodológica T/P (teórico-prática) possibilitou a exploração de ferramentas computacionais modernas para desenvolver soluções que dialogam com os desafios da Engenharia Elétrica.

Objetivos da Disciplina


Os objetivos da disciplina incluem:

Introduzir conceitos de informática e tecnologia como ferramentas de trabalho para engenheiros;
Desenvolver estratégias de resolução de problemas relacionados à área por meio da elaboração de algoritmos e programação;
Explorar as etapas de desenvolvimento de algoritmos e sua implementação em linguagens de programação.


Impacto da Formação


A proposta do componente curricular é alinhar as habilidades técnicas dos alunos às demandas contemporâneas da engenharia, integrando conhecimento prático e participação em atividades de extensão. Essas ações permitem que os futuros engenheiros adquiram competências essenciais para sua formação profissional e acadêmica.

Para mais informações sobre o curso e a disciplina, visite o site oficial do campus: vtp.ifsp.edu.br.