Durante o primeiro semestre de 2025, o Lab Maker do IFSP Votuporanga foi palco de uma disciplina optativa inovadora da Licenciatura em Física: Optativa de Flexibilização Curricular I, ministrada pelo professor Dr. Ricardo Cesar de Carvalho. A proposta foi proporcionar aos futuros professores uma vivência prática e interdisciplinar com tecnologias e metodologias ativas centradas na cultura maker.
A disciplina combinou teoria e prática em um ambiente que estimula a criatividade e a resolução de problemas. Os estudantes tiveram contato direto com ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de Arduino, sensores, plotters, osciloscópios e equipamentos de bancada, aprendendo não só a operá-los, mas a integrá-los em projetos pedagógicos voltados para o ensino de física.
Ao longo do curso, os alunos planejaram e desenvolveram artefatos pedagógicos, que passaram por testes e validação. Os projetos foram apresentados em seminário final, com foco na aplicabilidade didática dos objetos construídos. A experiência promoveu a reflexão sobre inovação no ensino de ciências e ampliou a compreensão sobre como espaços makers podem transformar a prática docente.
Essa disciplina exemplifica como o laboratório pode ser mais do que um espaço técnico: um ambiente fértil para experimentação, colaboração e aprendizagem significativa.




Apresentação final dos trabalhos desenvolvidos no laboratório durante o semestre.




